quinta-feira, 27 de maio de 2010


BOM JARDIM GANHA TELECENTRO COMUNITÁRIO

Inaugurado no último dia 12 de abril no bairro São Miguel, em Bom Jardim, o Telecentro Comunitário proporciona à população local acesso gratuito a internet banda larga, com estrutura para atender 10 usuários simultâneamente, sendo 1 por computador.

Um dos objetivos principais do projeto é organizar uma rede de unidades de múltiplas funções que permita às pessoas adquirirem autonomia tecnológica básica e privacidade a partir do software livre.

Alunos das escolas mais próximas estão utilizando-o como fonte de pesquisas, para interagir com outras pessoas e buscar informações para seu crescimento pessoal.

Em entrevista, a Coordenadora Renata Oliveira explica que "para ter acesso aos computadores é necessário a realização de um cadastro com um documento de identidade" e quanto a restrição de acessos a alguns tipos de sites que "para que o objetivo do telecentro não seja desfocado, utilizando como lan house para jogos, bate papos e etc, alguns sites são bloqueados, fazendo com que o acesso seja feito apenas para fins educacionais ou de trabalho".

Um aluno do CIEP 322 disse que "foi a melhor coisa que lhe aconteceu, já que não tem computador nem internet em casa e que agora pode fazer suas pesquisas sem pagar nada".

Financiado pelo Governo Federal em parceira com a Prefeitura Municipal de Bom Jardim e o Ministério das Comunicações, o Telecentro faz parte do Projeto Inclusão Digital que tem por objetivo levar educação e inclusão da população menos favorecida à era da informática, podendo ainda abrigar cursos de informática básica e oficinas especiais voltadas para área de informática.

O Telecentro Comunitário fica na Rua João Jacinto de Carvalho, n° 1530, no bairro São Miguel. A população terá acesso à internet de forma gratuita no horário das 9hs às 12hs e das 13:30hs às 16:30hs.


Um comentário:

  1. Oi Lilian
    Projetos como esse não podem faltar nos municípios, gostei das instalações do Telecentro e concordo com o acesso restrito para que o Telecentro não perca suas características principais.
    Abraços!

    ResponderExcluir